O profissional da área da limpeza tem de tomar muitos cuidados nesta atividade, os principais fatores de risco são os químicos, biológicos, o mecânicos e ergonómicos: a queda, o não uso do epi que é o equipamento utilizado para a proteção individual do colaborador no caso da faxina/limpeza. Em maioria dos casos deste laboral é necessário o uso de par de luvas adequedas, botas e o avental principalmente no trabalho dissolução de misturas químicas para alta remoção para dura limpeza, até mesmo óculos de proteção para proteger os olhos contra respingos dos mesmos que podem cegar ou causar lesões graves, em contato com a pele causa manchas e ferimentos exemplo: queimadura.
No manuseio de esguicho ele pode escapar das mãos e atingir alguma parte ou membro do corpo do trabalhador.
Na limpeza de pisos e ladrilhos o chão pode estar escorregadio e causar queda do profissional e também no tráfego de transeuntes, se o piro tiver faixas anti derrapante é obrigatório a utilização de sinalização adequada contendo informação que o “piso é/ou está escorregadio”.
A principal segurança é a concientização dos riscos que estamos expostos e a utilização dos epis, cuidados com a ergônomia, isso é confiança, trabalho seguro e qualidade de vida.
Escrito por Jhones Lourenço ilusionista, ator e palestrante para agência de produção artística Palácio das Mágicas®.