Dentro do teatro existem diferentes formas de técnicos (as) atuantes nessa profissão.
O ator ou atriz os que atuam com personagem e/ou persona para, e com o elenco são técnicos para atuar (apresentar) em performance teatral. Técnico em arte para produzir e realizar espetáculo com o elenco atores/atrizes e figurantes. Técnico de iluminação cênica, sonoplasta (som), figurinista, construtor de cenários e técnico para monitoramento e manutenção das instalações do teatro e anfiteatro.
Para todo os técnicos da atividade colaborativa dos profissionais de teatro formado (a) por curso técnico ou faculdade de arte cênica a dica primordial é a questão da ergonomia.
Mas existem os grupos de riscos previsto por CLT (consolidação das leis trabalhistas) a mais precisa é a norma regulamentadora que corresponde acerca dos riscos ambientais a de n° 09, os grupos são: riscos ergonômicos, riscos mecânicos, riscos físicos todos com diferentes fatores e pautados pela segurança do trabalho e saúde ocupacional (medicina do trabalho) que prejudicam a sua aptidão para laboral. O exemplo de acidente do trabalho que podem acontecer para os profissionais do teatro podem ser: queda durante manutenções na sala de espetáculos, acidente com eletricidade, ruídos que podem danificar a audição principalmente os acima de 80 decibéis, os riscos existem são inúmeros os fatores observados que precisa de correção através dos equipamento de proteção individual e proteção coletiva principalmente em atividade ocupacional que contém risco iminente também conhecida como insalubre, esta correção do fator ou agente de risco tem que ser na fonte ou utilizar (aplicar) todos os equipamentos de proteção individual necessário para reduzir o risco até os limites permissíveis segundo norma regulamentadora e amenizar o impacto causado pelo acidente do trabalho.
Informativo Palácio das mágicas por Jhon Jhones.